Acomodação Intercâmbio

Ficar hospedado em uma casa de família ou residência estudantil, não é somente uma boa oportunidade de praticar o idioma, mas também uma excelente chance de conhecer culturas e costumes diferentes.

 

HOMESTAY

Ficar hospedado em uma casa de família, não é somente uma boa oportunidade de praticar o idioma, mas também uma excelente chance de conhecer a cultura e os hábitos local.

As informações a seguir ajudarão você a tornar sua estada mais confortável e proveitosa em homestay (casa de família).

As "homestay" são cuidadosamente seleciondas e regularmente visitadas pelo departamento de acomodação de nossas escolas parceiras. Muitas das famílias possuem muitos anos de experiência recebendo estudantes estrangeiros de todo o mundo e ajudando-os a tornar seu período no país a ser visitado mais proveitoso, facilitando sua adaptação.

A "homestay" nem sempre é composta de um casal com filhos. Também podem ser pais solteiros com crianças, como também podem ser casais novos sem filhos, ou simplesmente pessoas que hoje moram sozinhas, geralmente idosos viúvos.

Alguns destinos são multiculturais, por isso nem sempre as "homestays" são necessariamente daquele país. Existe a possibilidade da nacionalidade da acomodação ser derivada de algum país diferente do visitado. Porém, a "homestay" deve nascer ou viver no país por muitos anos, para que assim, possuam fluência no idioma local. Por exemplo: Na Austrália existe uma grande número de descendentes indianos, japoneses, chineses, indonês, entre outros. Na Europa é possível encontrar descendentes do leste europeu, e de alguns países da África.

 

RESIDÊNCIA ESTUDANTIL

A residência estudantil é uma oportunidade antecipada ao jovem de saber como é a vida após sair da casa dos pais e ter que administrar a sua vida por completo.

O estudante na residência estudantil geralmente é responsável pela sua alimentação, arrumação do seu quarto da própria residência no seu dia a dia, sempre tentando a organização com os outros estudantes.

Dá mais sensação de liberdade e independência, mas, ao mesmo tempo, o estudante tem que ser responsável por tudo o que está acontecendo em sua acomodação.

 

O COMEÇO DA HOSPEDAGEM

É a melhor opção para você começar a sua viagem, e mergulhar na cultura do país.

A opção de acomodação em Homestay dará a você o primeiro contato com a cultura e costumes do país visitado, além de ser a melhor opção para o desenvolvimento do inglês, além de evitar preocupações com sua alimentação nos primeiros dias de estadia no país.

As famílias geralmente dão dicas, orientações e recomendações aos estudantes. Essas dicas facilitarão a sua adaptação no país, bem facilitarão o seu dia a dia, principalmente nos primeiros dias da sua viagem.

Os estudantes maiores de 18 anos poderão sair a noite, e voltar a qualquer hora, porém é sempre muito importante que você deixe a família sempre avisada dos seus planos. Desta forma a família não ficará esperando você chegar para refeição, e nem os deixarão preocupados. Desta forma seus novos "pais" ficaram mais tranquilos e se sentiram respeitados por você.

Lembre-se que as acomodações em casa de família geralmente oferecem algum tipo de plnao de refeições diariamente. O plano de refeição geralmente são Breakfast Only, onde o estudante já tem incluso no valor da acomodação o café da manhã, ou Half Board (Meia Pensão), o que já inclui o café da manhã e o jantar durante a sua estada.

A New Experience recomenda que você embarque com 4 semanas de acomodação em casa de família. Desta forma você chegará no país, terá um local seguro e agradável para acomodar logo após um vôo que pode ser cansativo, além de serem as primeiras pessoas de contato ao chegar en algum destino que poderão tornar-se parte de sua vida.

 

LOCALIZAÇÃO

As "homestays" estão localizadas de 20 à 55 minutos de distância das escolas. Essa variação de tempo depende da cidade em que o mesmo irá estudar.

No exterior é comum as famílias morarem em zonas residências periféricas, e as escolas estão sempre em zonas comerciais. Todas as famílias possuem fácil acesso para a escola e os demais pontos principais da cidade por meio de transporte público.

Países desenvolvidos possuem ônibus, trem, metro e outros meios de transporte de qualidade, com excelente infra-estrutura que dá mobilidade e facilidade de acesso aos principais pontos de cada destino.

 

CHAVES DA ACOMODAÇÃO

As "homestays" e acomodações geralmente disponibilizam uma cópia das chaves da casa. Sempre carregue sua cópia com atenção, para evitar de esquecer das chaves ou até mesmo evitar a perda.

Em caso de perda ou danos causado nas chaves, a família poderá cobrar do estudante os valores para fazer novas cópias.

 

O DIA A DIA

O quarto geralmente tem uma cama, uma mesa ou escrivaninha, um abajour, cadeira e um armário para guardar as roupas e objetos pessoais. As acomodações que não possuem mesa ou escrivaninha no quarto, geralmente permitem o uso de alguma outra area da casa para o estudante fazer suas lições de casa ou estudar.

Lembre-se sempre que a "homestay" não é um hotel, portanto, é de costume o estudante ter que manter o seu quarto limpo e arrumado. É dever do estudante arrumar a sua cama diariamente. As "homestays" costumam fazer a limpeza geral do quarto uma vez por semana, bem como a troca das roupas de cama.

Sempre tome cuidado com a mobilia e pertences da casa. Em caso de danos, a família poderá cobrar o estudante para a reparação.

 

BANHEIRO

A maioria das "homestays" tem o banheiro que é compartilhado com as demais pessoas da casa, não é obrigação da acomodação fornecer banheiro individual ao estudante. Somente será garantido banheiro individual, quando solicitado nas escolas em que existem a opção de escolha. Geralmente com pagamento de taxas adicionais.

Alguns países é comum as pessoas tomarem banho de banheira, como é o caso da Inglaterra. Por isso, dependendo do país a ser visitado, o banheiro pode não haver chuveiros, mas sim banheira.

A água nesses países tem um custo alto, por isso, os banhos devem ser rápidos, e as famílias permitem um banho diário.

Sempre recomendamos que o estudante se informe com a família sobre os horários de banho de cada pessoa, dessa forma, evita-se que tanto o estudante como alguém da "homestay" fique aguardando para usar o banheiro. Lembre-se de deixá-lo sempre limpo após o uso.

 

CLIMATIZAÇÃO

Em alguns destinos é comum encontrar acomodações com aquecimento ou refrigeração. Esses sistemas não costumam ficar ligados 24 horas por dia.

Em países de clima frio as casas possuem aquecimento, muitas vezes central. Porém, se sentir frio, solicite cobertores extras, ou solicite que aumente a potência do aquecedor, para não ficar doente ou passar frio a noite.

Esses sistemas de climatização possuem custo alto para a acomodação. Por isso, estes equipamentos não são mantidos ligados 24 horas por dia.

Lembre-se que aquecedores não são feitos para estender roupas. O uso inadequado poderá ocasionar acidentes graves, e possíveis despesas extras para as devidas reparações.

 

EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS

As acomodações permitem que o estudante ligue seus equipamentos elétricos na tomada, como notebook, celulares, Ipods, entre outros.

Antes de ligar os equipamentos nas tomadas, certifique-se que a voltagem das tomadas e dos equipamentos são compatíveis. A maioria dos países possuem uma voltagem diferente do Brasil. No exterior é comum encontrar como padrão a voltagem de 220 volts à 240 volts.

Também atente-se para os plugues da tomada. Existem diversos formatos diferentes de plugues de acordo com cada destino. Facilmente você encontrará adaptadores nos aeroportos e lojas de conveniência.

 

AS REFEIÇÕES

Self Catering: Não há refeições inclusas, mas o estudante terá autorização pra usar a cozinha e preparar suas próprias refeições. Recomendamos sempre se informar junto a acomodação, os horários permitidos para o uso da cozinha, bem como dar as orientações de uso das facilidades existem na casa.

Bed & Breakfast: Café da manhã incluso. O uso da cozinha poderá ser permitido pela "homestay". Algumas famílias não permitem que o estudante use a cozinha para preparar as suas refeições. Recomendamos sempre perguntar a sua "homestay" sobre as regras da casa e do uso da cozinha.

Half Board: Café da manhã e jantar. O uso da cozinha para refeições intermediárias também dependerão das regras na sua "homestay".

Full Board: Café da manhã, almoço e jantar. Na maioria dos destinos é comum as pessoas terem um café da manhã reforçado, um jantar também bem reforçado e o almoço uma refeição leve. Geralmente as acomodações com a opção de pensão completa fornecem um "pocket lunch" (lanche) diariamente ao estudante.

O café da manhã geralmente é composto por torradas, cereais, pães de forma, sucos, chá e ou café. Algumas acomodações, e dependendo do destino, poderão ainda oferecer ovos mechidos ou fritos, salsichas ou linguiças, porém não é tão comum na maioria das famílias. O jantar geralmente inclui carne ou frango com vegetais, arroz ou massa.

O estudante que tem alguma restrição, ou alergia com alguma comida ou tempero em especial deverá informar a New Experience no ato da solicitação. Se já estiver hospedado, recomendamos que informe a acomodação.

É recomendado que todo os estudantes sejam pontuais nos horários das refeições informado pela "homestay". O estudante deve informar sempre que possível atrasos ou eventos que não comparecerá para fazer a refeição. Em caso de atrado é comum a "homestay" separar a sua refeição, para quando você chegar re-aquecer e se alimentar.

Sempre solicite permissão a sua "homestay", antes de usar a cozinha, ou se desejar preparar alguma outra refeição, que não a oferecida pela acomodação.

 

LAVANDERIA

Geralmente será permitido lavar as roupas na própria acomodação uma vez por semana. Algumas famílias podem ainda lavar as roupas para o estudante. Sempre se informe na acomodação as regras da casa.

A "homestay" não tem por obrigação permitir a lavagem de roupas, ou até mesmo ter equipamentos para tal. Como no exterior as famílias não costumam ter empregados, muitas vezes as roupas são lavadas em lavanderias. Por isso, nem todas as famílias disponibilizam ou permitem ao estudante a lavar as roupas na acomodação.

As famílias ainda podem cobrar pelo material que será usado para lavar roupa (sabão), ou podem pedir que o estudante compre o seu próprio material de uso.

Caso precise usar a lavanderia com mais frequência converse com a "homestay" e explique os seus motivos.

 

VISITAS NA ACOMODAÇÃO

Caso o estudante tenha amigos que queiram visitá-lo na acomodação, por favor, sempre notifique a família com antecedência, antes mesmo de fazer qualquer convite a alguém. Lembre-se que embora a "homestay" tente sempre deixar o estudante bem a vontade, a casa tem regras, e as mesmas devem ser seguidas e respeitadas para ter um bom relacionamento com a família.

Respeite os horários da família, evite barulhos, e evite manter visitantes até muito tarde na "homestay".

 

AUSÊNCIAS TEMPORÁRIAS

O estudante sempre deverá informar a "homestay" de sua ausência ao passar uma noite fora, ou realizar uma viagem.

Além de evitar o desperdício da alimentação, sua acomodação não ficará preocupada com a sua ausência. Lembre-se que acidentes e fatalidades existem em qualquer parte do mundo, sendo importante as pessoas estarem ciente de seus planos de viagem ou noites em casas de amigos.

 

INFORMAÇÕES EXTRAS

Todos os estudantes estão sujeitos a terem problemas com "homestay". Lembre-se que você estará sempre lidando com pessoas de culturas diferentes, e isso pode acarretar dificuldades e atritos de adaptação.

A maioria dos problemas constatados é de adaptação por parte do estudante, mas recomendamos sempre ao estudante informar imediatamente as nossas escolas parceiras sobre o problema ocorrido, bem como nos enviar uma notificação por e-mail para nossa ciência e monitoramento do ocorrido.

A New Experience Intercâmbio Cultural entrará em contato com as escolas para monitoramento e resolução do problema, todas as vezes que houver uma reclamação de acomodação. Serão realizados todos os esforços necessários para resolver a situação o mais breve possível, mas precisamos de informações detalhadas para serem passadas a escola ou a "homestay".

O estudante poderá ser chamado pela escola a qualquer momento para resolver possíveis problemas de acomodação, mas a resolução do problema só será possível se o estudante detalhar o ocorrido.

 

CANCELAMENTOS OU MUDANÇAS

Todo o cancelamento ou mudança de acomodação estará sujeito a análise da escola e a cobrança de possíveis multas por cancelamento ou alteração da acomodação.

Antes de deixar a acomodação ou realizar qualquer mudança, o estudante deverá notificar a escola de suas intenções para que a mesma analise a situação e possa informar os valores das multas, se aplicável.

Solicitações de cancelamento ou mudança da acomodação serão sempre analisados. Não serão aceitos solicitações de mudança ou cancelamento de acomodação por motivos como:

- Distância da escola para a acomodação;
- Número de estudantes na mesma acomodação;
- Dificuldades de adaptação na cultura do país;
- Ou regras da acomodação.

Lembre-se que a troca de família poderá demorar alguns dias até que a escola consiga localizar uma acomodação disponível aos estudantes.

 

LEMBRE-SE SEMPRE

Para que sua estada na "homestay" seja prazerosa e vantajosa, siga as dicas abaixo:

- Sempre esteja aberto a novos hábitos e cultura. Cada país tem sua cultura e costume, e como visitante você deverá sempre respeitar as peculiaridades de cada destino.
- Seja amigável e comunicativo com a "homestay".
- As regras e hábitos da "homestay" devem sempre ser respeitados. Procure sempre se adaptar e tirar o maior proveito dessa oportunidade para sua próprio crescimento pessoal.
- Sempre respeite a sua "homestay" e esteja sempre pronto para ajudá-los quando necessário.
- Um bom relacionamento com a "homestay" se constroi com respeito as regras e costumes.
- Levar uma lembrança do Brasil para a sua "homestay" sempre é bem recebido e quebra o gelo inicial de chegada. Também uma ligação aproxima o estudante de sua futura "família".
- Estudantes que levarem presentes do Brasil cuidado. Alguns países não permitem a entrada de produtos derivados do meio ambiente. Recomendamos livros de fotos das paisagens brasileiras, cds de músicas nacionais, camisetas, garrafas de pinga ou cachaça, entre outros.
- "Homestay" não é hotel. Portanto, sempre preste atenção as regras e costumes.

Aproveite a acomodação para praticar o máximo o idioma de seu estudo. Desejamos uma ótima estada e nos colocamos sempre a disposição para ajudá-lo durante toda a sua viagem.

 

Observações
Conteúdo disponível meramente informativo. O conteúdo está sujeita a alterações sem prévio aviso.