Passagem aérea

A sua viagem começa no momento em que você reserva a sua passagem aérea. Fique atento as dicas e orientações que separamos para você.

Seguindo os passos abaixo você reduzirá problemas, surpresas e dará início à sua viagem já com o pé direito.

As reservas realizadas em seu nome da passagem aérea tem um prazo médio para ser emitida de 72 horas. O sistema de reservas coloca prazos automáticos nas reservas realizadas e estão sujeitas a cancelamentos ou alterações a qualquer momento até a compra da sua passagem aérea, você está sujeito a possíveis mudanças de valores e formas de pagamento. A única maneira de garantir a sua passagem aérea é fazendo a compra.

FIQUE LIGADO
Você precisa ter em dia todos os seus documentos de viagem como passaporte, vistos e quando necessário os certificados internacionais de vacinação.

Se está viajando com passagens que têm condições especiais como as de estudantes, esteja sempre em mãos documentos que podem ser solicitados para apresentação no seu embarque, para comprovação do seu direito em usar este bilhete.

Muitos países exigem que seu passaporte tenha, no mínimo, seis meses de validade na data de saída do país.

Menores de 18 anos viajando desacompanhados ou na companhia de apenas um dos responsáveis, deverá portar uma autorização de viagem do pai e da mãe, com firmas reconhecidas em cartório.

Guarde sempre os documentos em local seguro. Tenha sempre cópias de seu bilhete e seus documentos, e guarde-os separadamente dos originais.

No seu embarque será sempre solicitado documentos originais com foto para a realização do seu embarque. Lembre-se que seu passaporte é o melhor documento em suas viagens internacionais.

RECONFIRME SEU VÔO
Em vôos internacionais, na ida ou na volta, reconfirme seus vôos junto à companhia aérea com, no mínimo, 72 horas de antecedência ao seu embarque. Lembre-se sempre de checar datas, horários e aeroportos.

EMBARQUE
Nos vôos domésticos, recomendamos que você chegue no aeroporto para realizar o seu check-in cerca de 1 hora antes do seu embarque.

Nos vôos internacionais lembre-se sempre de se antecipar no check-in, por isso recomendamos que você faça o check-in no mínimo 2 horas e 30 minutos antes da partida. Em período de férias e alta temporada chegue com antecedência de 3 horas para a realização do check-in.

TAXAS DE EMBARQUE
Cerca de 95% das taxas aeroportuárias ou governamentais são pagas no ato da emissão de sua passagem aérea. Eventualmente algumas taxas não são cobradas como por determinação da companhia aérea ou por leis locais. Na Nova Zelândia e Cuba por exemplo, as taxas de embarque de retorno ao Brasil são pagas somente na sua volta, no momento do check-in.

Recomendamos sempre que você esteja preparado para a eventualidade de cobranças e sempre tenha em mãos algum dinheiro para poder realizar o pagamento de suas taxa de embarque de retorno, quando necessário.

Caso você tenha dúvidas se realizou o pagamento da sua taxa de embarque, basta nos constatar.

MARCAÇÃO DE ASSENTO
As cias. Aéreas podem cobrar a marcação de alguns assentos a parte, ou até mesmo proibir marcação de assentos antecipado gratuitamente em toda a aeronave.

Os assentos não reservados antecipadamente são liberados aproximadamente 24 horas antes ao embarque para quem realizar o check-in online no site da cia. Aérea, quando disponível.

Se você tem interesse em algum assento específico, recomendamos que você realize a reserva antecipadamente mediante o pagamento.

BAGAGEM
A permissão de bagagem por passageiro em peso e/ou volume está indicada em seu bilhete. Em caso de dúvida, consulte-nos para confirmamos a informação.

A bagagem de mão não deve exceder 10 Kg em peso ou a dimensão de 115 cm.

As regras são para todos, não importa se o passageiro é criança, adulto ou idoso. Bebês não têm direito a bagagem.

Lembre-se sempre de etiquetar sua bagagem de forma que as informações sejam encontradas facilmente pelos agentes aeroportuários. Coloque sempre seu nome completo, telefone com código do país e da cidade, e o seu endereço completo de contato no local do destino.

BAGAGEM DE MÃO
São as bagagens pessoais transportadas pelo passageiro dentro da cabine, sob sua guarda e responsabilidade. Estas bagagens devem ser acomodadas embaixo do assento ou nos compartimentos que se encontram acima das poltronas.

A bagagem de mão deve ser utilizada para transportar dinheiro, papéis negociáveis, documentos, remédios de uso durante o vôo, chaves, equipamentos eletrônicos e acessórios (câmeras fotográficas, celulares, filmadoras, laptops, tablets etc.), ou seja, todo e qualquer objeto frágil, importante ou de valor. É importante que todos os equipamentos eletrônicos estejam com a bateria carregada para ser ligado nas checagens da bagagem. Alguns produtos são considerados perigosos e não podem ser transportados como bagagem de mão. Leia as informações de Artigos Restritos.

De acordo com a Portaria 676 da ANAC, para garantir o conforto e a segurança de todos os passageiros, cada volume deve ter no máximo 10kg e a somatória das dimensões (altura+largura+comprimento) não deve ser maior que 115 centímetros ou 45 polegadas. Verifique se sua bagagem de mão está dentro dos padrões estabelecidos e a entregue para ser etiquetada.

São permitidos os seguintes artigos pessoais, desde que não excedam o peso e as dimensões estabelecidas para bagagem de mão:
– Uma bolsa ou maleta;
– Um casaco;
– Um guarda-chuva (não pontiagudo);
– Uma bengala (não pontiaguda);
– Máquina fotográfica, laptop ou binóculos;
– Material de leitura para viagem;
– Alimentação infantil para consumo durante a viagem;
– Medicamentos que requeiram uso de seringas tais como insulina podem ser levados para uso durante a viagem, mediante apresentação de atestado médico. Em voos internacionais é necessário apresentar atestado médico para transporte de medicamentos líquidos acima de 100ml.
– Muletas ou aparelhos ortopédicos.
– Instrumentos musicais (Dependendo do Instrumento).

BAGAGEM DESPACHADA
São as bagagens registradas e etiquetadas no check-in, para serem transportadas no porão da aeronave. Essas bagagens atualmente podem ser cobradas a parte pela cia. Aérea.

Desde de 2017 o governo brasileiro autorizou a venda de passagem aérea sem a necessidade de bagagem inclusa, sendo cobrada a parte no ato check-in ou quando disponibilizado pela cia. Aérea, a compra antecipada pelo site da empresa.

Orientamos aos passageiros que utilizem a bagagem de mão para transportar dinheiro, papéis negociáveis, documentos, remédios, chaves, equipamentos eletrônicos e acessórios (câmeras fotográficas, celulares, filmadoras, laptops, tablets etc.), ou seja, todo e qualquer objeto frágil, importante ou de valor. Mesmo sendo despachado, equipamentos eletrônicos podem ser checados seu funcionamento, por isso, é de extrema importância que a bateria esteja carregada.
A companhia aérea não assume qualquer responsabilidade por eventuais perdas ou danos resultantes, de qualquer natureza, à bagagem despachada do cliente que contenha tais artigos.

Excesso de Bagagem
Durante uma viagem, é importante ficar atento ao funcionamento da franquia de bagagem e da cobrança do excesso para evitar surpresas com gastos extras.

Quando a franquia de bagagem de porão for excedida, o passageiro pagará um valor de acordo com o trecho da viagem, peso e valores de acordo com as regras de sua tarifa.

BAGAGENS ESPECIAIS
Todos os equipamentos aqui listados (com exceção da cadeira de rodas) estão sujeitos à cobrança de excesso de bagagem. O transporte de itens não previstos abaixo está sujeito a análise e aceitação pela companhia aérea.
– Arco e Flecha
– Bicicletas
– Equipamento de boliche
– Equipamento de esqui (de neve ou aquático)
– Equipamento de golfe
– Equipamento de Paragliding
– Prancha de Snowboard
– Equipamento de pesca
– Equipamento de Surf e Windsurf
– Instrumentos Musicais
– Violoncelos
– Televisor e/ou Monitores com tela de Plasma/LCD/LED/3D

DICAS DE BAGAGEM
Para tornar sua viagem mais tranquila selecionamos algumas dicas para você. Confira abaixo:

– Utilize a bagagem de mão para transportar objetos como dinheiro, jóias, papéis negociáveis, objetos frágeis e artigos eletrônicos de uso pessoal (câmeras fotográficas, celulares, filmadoras, laptops, tablets etc.)
– Diferencie sua bagagem. Uma simples fita colorida torna mais fácil a identificação na esteira e evita o risco de trocar sua bagagem com a de outro passageiro.
– Identifique sua bagagem. Coloque nome, endereço e telefones de contato dentro e fora da mala. Solicite gratuitamente etiquetas de identificação no balcão de check-in.
– Antes de viajar, remova da bagagem as etiquetas de viagens anteriores. Caso sua bagagem já apresente alguma avaria, o funcionário solicitará sua ciência no balcão de check-in.
– Use cadeados. Caso não possua, solicite gratuitamente a colocação do lacre de segurança no balcão de check-in.
– Em caso de artigos frágeis ou perecíveis, certifique-se de que estão corretamente embalados e que não estão listados na relação de itens proibidos para transporte.
– Apresente sua bagagem de mão no check-in para que seja verificada e etiquetada.
– No momento do check-in, certifique-se de que recebeu seu canhoto comprovando que suas malas foram despachadas.
– Ao retirar suas bagagens na esteira, verifique se a etiqueta da bagagem confere com seu canhoto, evitando levar a bagagem de outro passageiro.
– Na chegada das bagagens, verifique se estão íntegras. Caso note algo errado, procure imediatamente um funcionário da empresa, antes mesmo de sair da área de desembarque. Ele estará apto para fornecer os esclarecimentos e providências necessárias.
– Toda e qualquer reclamação sobre as bagagens deve ser realizado dentro da área de desembarque. Assim, fica caracterizado que o dano ocorreu dentro do domínio do aeroporto, isentando o passageiro de qualquer responsabilidade. Da mesma forma, entende-se que foi verificado o bom estado de sua bagagem ao deixar os limites da sala de desembarque. Para mais informações, entre em contato com o setor de bagagem extraviada da sua localidade.

RESTRIÇÕES NA BAGAGEM
A Companhia Aérea segue as normas e regras estabelecidas pela ANAC e IATA, para limitar o transporte de alguns artigos como bagagem de mão ou despachada.

Em vôos nacionais e internacionais, as bebidas para consumo imediato (sucos, refrigerantes etc.) adquiridas após a passagem pela inspeção aeroportuária, devem ser ingeridas antes do embarque na aeronave.

Bagagem de Mão
Os artigos proibidos para transporte como bagagem de mão são:

Armas
Qualquer objeto com capacidade (ou aparentando ter) de disparar projéteis ou causar ferimentos, tais como:
Arma de fogo, arma de caça, réplica ou imitação de arma (incluindo isqueiro com formato de arma de fogo, arma tipo “paintball” ou similar, arma de mergulho, peças de armas (excluindo lunetas), pistola ou espingarda de ar comprimido, pistola esportiva de partida, pistola de sinalização, dispositivo capaz de gerar corrente elétrica (dispositivo de choque), pistola industrial, soqueira de metal etc.

Objetos Pontiagudos Ou Cortantes
Qualquer objeto pontiagudo ou com lâmina pontiaguda, capaz de causar ferimentos, tais como:
Tesoura, punhal, espada, faca, canivete, estilete, chave de fenda, saca-rolha, fecha, dardo, navalha, lâmina de barbear (excluindo aparelho em cartucho), agulha de tricô, equipamento para prática de artes marciais, patins de lâmina, furadeira, cortador retrátil, serra, arpão, lança etc.

Instrumentos De Ponta Arredondada
Qualquer objeto com ponta arredondada, ou com lâmina arredondada que tenha comprimento maior que 06 cm, capaz de ser usada para causar ferimentos, tais como:
Martelos, alicates, chave de boca, alavanca ou barra metálica similar, soquete, cassetete, material esportivo que possa contribuir para uma ameaça (remo, skate, raquete, vara de pescar, bastão, tacos de bilhar, sinuca, baseball, pólo, golfe, hockey etc.

Substâncias Explosivas Ou Inflamáveis
Explosivo ou substância de alta combustão, tais como:
Munições, projéteis, cápsula explosiva, cartucho gerador de fumaça, detonador e fusíveis, espoleta, explosivo ou réplica ou imitação de explosivo, sinalizador luminoso, pólvora, dinamite, material pirotécnico, fogos de artifício, aerossol de qualquer substância (exceto os de uso médico ou pessoal), bebida acima de 70% do padrão de graduação alcoólica por volume, sólido inflamável (artigos de fácil ignição em qualquer quantidade), líquidos inflamáveis (ex: gasolina, óleo diesel, fluido de isqueiro, metanol), gás comprimido (ex: butano, propano, extintores e cilindros de oxigênio), materiais militares explosivos e granadas etc.

Substâncias Químicas E Tóxicas
Qualquer substância química ou tóxica, tais como:
Material oxidante (ex: pó de cal, descorante químico e peróxido), cloro para piscinas e banheiras, material corrosivo (ex: mercúrio, ácido, alcalóide, alvejante), material infeccioso ou biologicamente perigoso (ex: sangue infectado, bactéria ou vírus), material radioativo, “sprays” paralisantes (pimenta e lacrimogêneo), extintor de incêndio etc.

Bagagem Despachada
Os artigos proibidos para transporte como bagagem despachada são:

Armas
Qualquer objeto com capacidade (ou aparentando ter) de disparar projéteis ou causar ferimentos, tais como:
Arma de fogo, arma de caça, réplica ou imitação de arma (incluindo isqueiro com formato de arma de fogo, arma tipo “paintball” ou similar, arma de mergulho, peças de armas (excluindo lunetas), pistola ou espingarda de ar comprimido, pistola esportiva de partida, pistola de sinalização, dispositivo capaz de gerar corrente elétrica (dispositivo de choque), pistola industrial, soqueira de metal etc.

Substâncias Explosivas Ou Inflamáveis
Explosivo ou substância de alta combustão, tais como:
Munições, projéteis, cápsula explosiva, cartucho gerador de fumaça, detonador e fusíveis, espoleta, explosivo ou réplica ou imitação de explosivo, sinalizador luminoso, pólvora, dinamite, material pirotécnico, fogos de artifício, aerossol de qualquer substância (exceto os de uso médico ou pessoal), bebida acima de 70% do padrão de graduação alcoólica por volume, sólido inflamável (artigos de fácil ignição em qualquer quantidade), líquidos inflamáveis (ex: gasolina, óleo diesel, fluido de isqueiro, metanol), gás comprimido (ex: butano, propano, extintores e cilindros de oxigênio), materiais militares explosivos e granadas etc.

Substâncias Químicas E Tóxicas
Qualquer substância química ou tóxica, tais como:
Material oxidante (ex: pó de cal, descorante químico e peróxido), cloro para piscinas e banheiras, material corrosivo (ex: mercúrio, ácido, alcalóide, alvejante), material infeccioso ou biologicamente perigoso (ex: sangue infectado, bactéria ou vírus), material radioativo, “sprays” paralisantes (pimenta e lacrimogêneo), extintor de incêndio etc.

Restrição de Líquidos em vôos Internacionais
Em vôos internacionais (ou vôos nacionais com prosseguimento internacional), existem restrições para transporte de substâncias líquidas na bagagem de mão, incluindo gel, aerossol, pasta, creme e similares:

Todos os líquidos devem estar em frascos com capacidade até 100 ml, devendo ser colocados em uma embalagem plástica transparente vedada, com capacidade máxima de 1 litro, não excedendo as dimensões de 20 X 20 cm.

Os frascos devem ser acondicionados adequadamente (com folga) dentro da embalagem plástica transparente completamente vedada.

Líquidos conduzidos em frascos acima de 100ml não podem ser transportados, mesmo se o frasco estiver parcialmente cheio.

A embalagem plástica deve ser apresentada para inspeção visual no ponto de inspeção de embarque, sendo permitida somente uma embalagem plástica por passageiro.

Os limites acima poderão ser ultrapassados somente em caso de alimentação de bebês, líquidos de dietas especiais e medicamentos (como por exemplo, insulina) mediante apresentação de prescrição médica. É permitida somente a quantidade necessária para uso durante o voo.

Informamos ainda, que líquidos adquiridos em “free shops” ou a bordo das aeronaves podem exceder o limite estipulado acima, desde que estejam dispostos em embalagens plásticas seladas e com o recibo de compra à mostra, da data do início do voo (tanto para passageiros que embarcam como para aqueles em conexão).

ALTERAÇÕES E/OU REEMBOLSOS
Cada bilhete possui regras específicas quanto a alterações ou reembolsos, sendo que algumas tarifas não permitem estas possibilidades. A maioria das companhias aéreas que permitem alterações em suas regras, cobram cerca de US$ 200,00 á US$ 350,00 por cada alteração realizada.

Além dos valores de multas cobradas pela companhia aérea, toda a alteração está sujeita a diferenças tarifárias que poderá encarecer os valores a serem pagos pela remarcação.

Recomendamos que toda a remarcação seja feita com a certeza da vontade e necessidade, para evitar pagamentos excessivos de multas e possíveis diferenças de tarifa.

Atenção para a alteração ou cancelamento pela falta de comparecimento na data do embarque.

NO SHOW
O não comparecimento do passageiro para embarque incide em multa por parte da companhia aérea ou até mesmo perda da passagem. Por isso, se precisar alterar ou cancelar algum trecho de sua passagem, entre em contato com a companhia aérea com bastante antecedência.

Caso prefira fazer a alteração com a New Experience Intercâmbio Cultural, basta nos informar com antecedência de seu embarque para podermos checar a viabilidade junto à sua companhia aérea.

Observações
Conteúdo disponível meramente informativo. O conteúdo está sujeita a alterações sem prévio aviso.