Arrumando as malas

A mala é essencial em uma viagem, mas pode virar um transtorno quando arrumada sem critérios, com excesso de conteúdo sem uso. Existe alguns truques que ajudam na hora de escolher os pertences e organizá-los no espaço dos compartimentos de sua mala.

As vezes o espaço parece insuficiente, mas uma boa organização e roupas adequadas podem mudar essa visão.

1. Separe objetos de uso obrigatório – Óculos, lentes de contato, remédios, escova e pasta de dentes – e coloque-os juntos numa necessaire que será colocada no meio das roupas;

2. Embale produtos líquidos e/ou pastoso em sacos plásticos. Ganhe espaço usando embalagens pequenas para shampoos, condicionadores e perfumes. Esse cuidado evita que as roupas sem manchadas ou sujas em caso de vazamentos;

3. Opte por roupas versáteis, que possam ser usada de dia ou de noite e que permitam combinações;

4. Opte por levar o mínimo de roupa possível. Para uma viagem de intercâmbio vale a pena levar uma quantidade de roupas íntimas para 15 dias. As demais roupas você deverá observar o clima na época de sua viagem. Mas atenção, não exagere nas roupas e sapatos.

Lembre-se que é uma viagem, e que o quanto mais de roupas levar, terá que trazer de volta depois, e ainda adicionará possíveis compras pessoais como lembranças, presentes, e até mesmo novas roupas.

5. Agasalho: Sempre leve um agasalho contigo no corpo. Esse agasalho é coringa, e poderá ser usado dentro doa avião.

Lembre-se que jaquetas, e casacos pesados fazem muito volume na mala. Por isso a dica de levar esse agasalho contigo no vôo para ser usado no vôo se necessário, e economizar espaço na mala.

6. Mala de mão deve conter seu passaporte, passagens aéreas, reservas de hotel, carta de confirmação de matrícula na escola, ou qualquer outro comprovante do motivo de sua viagem. Deve conter também a sua assistência médica, cartões, dinheiro, câmera fotográfica, notebooks, e objetos de valor que possam estar em sua bagagem de mão.

Atenção: Produtos líquidos, cremosos e pontiagudos não podem mais ser levados na mala de mão. Leia também: Artigos Restritos

7. Uma muda de roupas para imprevistos pode ser adicionado em sua mala de mão;

8. Escolha uma mala com rodinhas. No final da viagem, quando a mala certamente estará mais pesada, elas vão fazer a diferença.

SEPAROU? MONTE A SUA MALA

Uma vez com os pertences separados, é hora de organizá-los na mala.

1. Embale meias e roupas íntimas em saquinhos de tela ou de pano e coloque-os dentro dos sapatos;

2. Coloque no fundo da mala os sapatos embalados em saquinhos. Opte por levar até 3 pares de sapatos coringa: Um formal, um informal e uma sandália / chinelo;

3. Coloque as calças sobre os sapatos com as pernas para fora da mala. Você só vai dobrá-las depois de colocar as outras peças. Elas não ficarão amassadas;

4. Vire casacos e paletós do avesso e, com as mangas para dentro, dobre-os ao meio uma vez e coloque-os sobre as calças;

5. Vestidos e saias também vão do avesso, dobrados ao meio, sobre os casacos e paletós;

6. Enrole camisetas e blusinhas e arrume-as sobre as saias e os vestidos;

7. Enrole os cintos e acessórios e coloque-os nos vão livres. Não esqueça também de colocar os objetos pontiagudos embalados: alicates, tesourinha e lâmina de barbear;

8. Agora dobre as pernas das calças que estavam para fora, cobrindo assim todas as coisas colocadas na mala.

Boa Viagem!

DICAS

– Roupas sujas devem ser colocadas em saquinhos para não se misturarem às sem uso;

– Leve um kit de costura bem pequeno. Pode ser necessário pregar um botão que soltou, ou disfarçar aquele furinho que você não havia notado antes;

– Personalize a sua mala, colocando uma etiqueta de identificação ou uma fita colorida, para que ela seja reconhecida facilmente por você no local de desembarque.

REMÉDIOS / MEDICAMENTOS

Para embarcar com medicamentos em vôos internacionais você precisa estar muito atento nas regras do país que visitará. Comprar remédio no exterior não é simples. Alguns locais somente é possível comprar medicamentos após passar por uma consulta médica local.

Organizamos algumas informações para orientá-lo e ajudá-lo no transporte de seus medicamentos.

1. Procure sempre saber, antes de realizar o seu embarque sobre quais medicamentos podem ser transportados em bagagem de mão. Na dúvida, entre em contato com a Anvisa, Consulados ou Embaixadas dos países que visitará.

2. Sempre tenha medicamentos suficientes para toda a sua viagem.

3. Medicamentos na bagagem de mão somente poderão ser transportados se necessário fazer uso durante o vôo. Sempre tenha prescrição médica em seu poder e um laudo médico descrevendo a necessidade de medicação contínua.

4. A entrada de medicamentos em outros países poderá sofrer fiscalização sanitária, então não esqueça a prescrição médica também na bagagem despachada. Solicite que seu médico discrime o número de caixas ou cartelas levadas para a sua viagem. Recomendamos que seja feita uma tradução para o inglês, e também constar o nome genérico do medicamento na receita.

5. A receita médica deverá constar o nome do passageiro para que possa ser checado com o seu passaporte, ou passagem aérea.

6. Para facilitar a fiscalização sanitária ou dos órgãos competentes, recomenda-se que os medicamentos sejam transportados em suas caixas originais.

7. Colírios e soluções fisiológicas para lentes de contato estão isentos de prescrição médica.

8. Insulina e líquidos especiais ou gel para passageiros diabéticos dever sempre estar acompanhados do receituário médica, de preferência em inglês.

Lembre-se sempre que há limite de transporte de líquido ou pastoso na mala de mão. Esse limite também se enquadra para medicamentos.

Observações
Conteúdo disponível meramente informativo. O conteúdo está sujeita a alterações sem prévio aviso.