Imigração & Vistos

Escutamos por ai até com uma certa frequência, notícias em jornais, internet, televisão ou revistas, histórias de pessoas que tiverem a sua entrada negada no país, ou seu visto recusado por uma embaixada ou consulado.

Para facilitar a sua compreensão do procedimento de visto e checagem de imigração preparamos este informativo.

As informações a seguir não são garantias de visto, ou garantia de entrada em um país, mas tenta aqui explicar o procedimento de análise e motivos que muitos tem seu visto negado ou a sua entrada negada em um determinido país, por algum determinado motivo.

Vale a pena ler o informativo de visto e imigração para você organizar sua viagem com tranquilidade.

ENTENDA O PROCEDIMENTO DA IMIGRAÇÃO

A função dos oficiais de imigração é proteger as políticas do país. Portanto, é de responsabilidade do passageiro carregar documentos que comprovem o motivo de sua visita.

– Certifique-se de que a escola escolhida para seus estudos seja reconhecida pelo governo local como por exemplo o British Council (Conselho Britânico) e tenha em mãos sua comprovação de matrícula. É grande o número de escolas que servem de fachada para o estudante ir somente para trabalhar em alguns países.

– Antes da viagem, é bom ler um pouco sobre o país/cidade que vai visitar. Turistas que não sabem citar nenhuma atração turística do local são vistos com certa estranheza pelos oficias. Mapas, dicionários e reserva de hotéis, matrícula de escola, endereço da acomodação ajudam a confirmar sua intenção.

– Responda apenas o que lhe for perguntado, com veracidade e clareza (sem muitos rodeios). Caso esteja atrapalhado com o idioma, peça um tradutor para evitar contradições e interpretações errada. O tradutor é um direito conferido pela lei de imigração.

– Todas as informações devem ser condizentes com o propósito de sua viagem. Se vai estudar, então não mencione intenção de trabalhar. Se vai fazer turismo, então só mencione sua idéia de passear e nada mais. Para quem vai requisitar Work Permission, deixe claro que a intenção do trabalho é apenas auxiliar nas despesas enquanto estiver estudando no país e ajudar no aprendizado de forma mais eficiente praticando o inglês com mais frequência no dia a dia.

– A imigração tem o direito de revistar malas, bolsas e pertences (agendas, cartas, etc…). Caso se encontre nesta situação, seja solícito e flexível com os oficias, mas mantenha-se firme em suas respostas e informações.

– Providencie dinheiro, cartões de crédito e débito e travellers cheques suficientes para bancar sua estadia, num valor compatível com o tempo que pretende ficar (por volta de U$ 1000 por mês).

– Pode levar também (para o caso de serem requisitados) declaração de imposto de renda, diploma, extrato bancário, cópia da carteira de trabalho e carta de garantia de emprego. Não leve curriculum vitae impresso ou em pen drives.

– Viaje sempre com data de retorno na passagem aérea. O argumento de que vai remarcar o bilhete de volta não é bem aceito.

– Prepare-se para perguntas do tipo: “Você conhece alguém no país?”, “Com o quê você trabalha no Brasil?”, “Quem pagou pela viagem?”

– Nunca guarde telefones e endereços de outros brasileiros na agenda, especialmente se estiverem ilegais no país. Isso pode lhe prejudicar.

– Acomodações arranjadas pela escola garantem menos desconfiança na imigração.

IMPORTANTE:

– Procure não usar roupas que destoem do padrão.

– As roupas devem ser confortáveis.

– A roupa de quem está viajando é um fator de decisão para o oficial de imigração. Vá de acordo com as suas intenções no país e visto. Só viaje de terno quando estiver indo a um congresso ou reunião, e que possua o visto específico para tal.

– Vá sempre bem vestido, mas nada exagerado. Uma roupa simples e confortável em bom estado como uma calça jeans, uma camisa informal ou pólo e sapatos de acordo com o visual. Os homens é recomendável que viaje de barba bem feita.

Lembre-se: O visto não é garantia de entrada em nenhum país. É somente autorização para pisar em território que o visto faz necessário.

Observações
Conteúdo disponível meramente informativo. O conteúdo está sujeita a alterações sem prévio aviso.